Roger Abrantes

Roger Abrantes, Ph.D. em Biologia evolucionária e Etologia, BA em Filosofia, DHC, DF, MAPBC, nasceu em Portugal em 1951, de momento sediado em Cambridge, UK, e Tailândia, viveu em Portugal, Dinamarca, USA, Austrália, e Tanzânia. É instrutor da CNCA (USA), assessor especial da GNR (Portugal) e membro do Conselho Consultivo Científico da DHVE (Germany).

É autor de 27 livros em Inglês, Alemão, Espanhol, Dinamarquês, Sueco, Norueguês, Italiano e Checo, e diversos artigos sobre comportamento. É provavelmente um dos etologistas mais versáteis do mundo. O seu trabalho abrange desde o ensino no Ethology Institute Cambridge, a conferências em universidades pelo mundo, palestras, treino de agentes policiais, equipas de busca e salvamento, e ratos de deteção de minas (Apopo), como também realiza serviços de gestão ambiental marinha (é um Divemaster certificado, mergulhador salvador e capitão de mar alto).

Escreveu livros populares com sólidos conselhos aos donos de cães, e várias dissertações científicas. Ensina etologia, aprendizagem animal e epistemologia (teoria do conhecimento), atrás do seu trabalho prático com cães, cavalos, gatos, porquinhos da índia, ratos e operações de navegação e mergulho.

É um convidado popular em programas de televisão e rádio de vários países.

Os seus livros em inglês, “Dog Language–An Encyclopedia of Canine Behavior” e “The Evolution Of Canine Social Behavior” tornaram-se num sucesso assim que chegaram às prateleiras dos estados unidos. Ele frequentemente dá palestras nos estados unidos.

O seu mais recente livro, “Animal Training My Way — The Merging of Ethology and Behaviorism” revoluciona o treino animal como o seu primeiro livro “Psicologia em vez da força”, escrito em 1983.

Dr. Abrantes é conhecido pela sua visão do comportamento social, da sua aplicação diária na compreensão do comportamento do animal, e pelos métodos de trabalho dedicados, uma fusão da etologia com o comportamentalismo.

O seu trabalho atual envolve a investigação em aspetos filosóficos da biologia evolucionária e a escrita de artigos (além dos seus compromissos de navegação e mergulho).

Roger Abrantes é verdadeiramente um cidadão do mundo. Se perguntar-lhe onde ele vive, a resposta será “Planeta Terra”. Está sediado em Cambridge,UK e Ao Phang Nga na Tailândia. Fala nove idiomas: Inglês, Português, Francês, Espanhol, Dinamarquês, Sueco (fluente), Italiano, Alemão e Thai (pouco fluente).

É um desportista nato, já conduziu carros de corrida por vários anos e jogou hóquei em patins na Bundesliga, onde foi o primeiro guarda redes da equipa até aos seus 50. Atualmente joga snooker (8-ball e 9-ball), corre, veleja e mergulha. Quando não está a trabalhar, dedica-se a ele próprio às suas duas grandes paixões: leitura (todos os temas) e música (Blues, Rock, New-Age, Ópera)—de preferência no seu veleiro!

Leia o diário do Dr. Abrantes

Conecte-se com o Dr. Abrantes no Facebook

Siga o Dr. Abrantes no Twitter