Mergulho- FAQ

O Dr. Abrantes responde às perguntas frequentes sobre navegar e mergulhar no paraíso

1. O que está incluído no preço do “navegar e mergulhar no paraíso?”? Tudo desde que chega ao Phuket Airport (HKT), incluindo todos os transfers, alojamento, refeições (menos o consumo de álcool), mergulho e equipamento de mergulho. Não esta incluído o bilhete de viagem.

2. É seguro mergulhar no South Andaman Sea? Sim, apenas o levamos a lugares onde já temos um profundo conhecimento.

3. Existem tubarões grandes nesses locais? Não, não irá ver o grande tubarão branco (infelizmente para alguns). Talvez consiga ver o pequeno tubarão leopardo e o tubarão baleia (não comem carne).

4. Podemos ver Nemos e tartarugas? Irá ver Nemos (Ocellaris Clown Fish ou Amphiprion ocellaris) com certeza, e com um pouco de sorte, encontraremos tartarugas.

5. O equipamento de mergulho é novo? Poderá ter sorte em ser o primeiro a usar um equipamento de mergulho novo, senão terá outro também em excelentes condições.

6. Os instrutores estão certificados e segurados? Sim, eles estão. É um requisito da PADI.

7. Corro algum risco de sofrer descompressão? Não corremos risco de descompressão porque não vamos mergulhar muito fundo ou por muito tempo (é apenas mergulho de recreio), a menos que a alguém tenha um problema sério de saúde (o que é altamente improvável). Todos os nossos mergulhos são teoricamente mergulhos de não descompressão, mas para uma segurança extra fazemos sempre uma pausa de descompressão por três minutos a cinco metros. Contudo, temos um plano de emergência preparado para todas as situações, desde resgate marítimo a aéreo, se necessário.

8. Existe por perto alguma câmara hiperbárica? Sim, existem três, duas em Koh Phuket (Vachira Hosptal e Patong) e uma em Koh Samui, todas sob supervisão da Hyperbaric Services of Thailand (HST).

9. Têm algum plano de emergência estabelecido? Sim, por lei, todos os barcos têm um plano de emergência afixado na parede das áreas de mergulho, assim como oxigênio de emergência e caixa de primeiros socorros. Certamente sou eu que conhece o plano melhor do que ninguém, porque fui eu que o fiz (ou atualizei) há uns anos atrás.

10. Posso ligar para casa? Durante a navegação, a rede GSM do seu telefone poderá ter sinal a maioria das vezes, exceto quando estamos afastados de qualquer ilha. Le Meridian disponibiliza telefone fixo e internet.

11. Posso ficar com enjoo? Se costuma ter essa tendência, então certamente que terá. Poderá tomar um comprimido para o enjoo como prevenção e se não ficar sonolento, poderá continuar a mergulhar. The South Siam 3 é um barco grande e não balança tanto como os barcos pequenos.

12. Como é o tempo? A temperatura está entre os 33 C (91 F) e os 38 C (100 F), e poderá correr o risco de ficar com um bronzeado invejável. Utilize um protetor solar. A água é quente, uma temperatura média de 31 C (88 F) e a visibilidade é boa. Como navegamos durante uma época de chuva, é normal chover bastante nessa altura, mas quando a chuva termina, tudo seca rapidamente. Resultado do forte calor. O seu quarto tem ar condicionado.

13. Que roupas devo levar? Vai estar dentro de água ou a navegar a maior parte do tempo. Um par de t-shirts, calções, vestidos frescos, roupa de praia e chinelos ou sandálias. Pessoalmente, desde que esteja quente, eu prefiro uma camisa fresca, um โสร่ง (um sarong, uma espécie de saia envolta ao corpo, tradicionalmente utilizados pelos homens na Tailândia) e sandálias. A saia envolta ao corpo para mulheres chama-se pha-sin, ผ้าซิ่น.

14. Como é a comida? A comida Tailandesa é deliciosa e picante. O chef a bordo tem a opção de comida Tailandesa picante e não picante. Também tem comida ocidental.

15. Vou precisar de visa para a Tailândia? A maioria dos cidadãos ocidentais não precisam de visa (ele é feito à chegada), clique aqui para mais informações. Às vezes, os atendentes do check-in podem pedir que mostre um bilhete válido de volta. Se é um estrangeiro que vive na Tailândia, não precisa de bilhete de volta (viajar de volta à Tailândia é o seu bilhete de volta). Neste caso, necessita de um visa válido, senão será forçado a comprar um bilhete de volta para ser autorizado a viajar (infelizmente as regras não são claras, e o procedimento depende de quem esteja sentado no check-in).

16. Preciso de vacinas? Não, não precisa. Se vier de uma área infectada de febre amarela, será vacinado na chegada ao Suvarnabhumi Airport em Bangkok.

17. Corro o risco de apanhar malária? Não, não há malária na tailândia, exceto na floresta densa das regiões fronteiriças ao Camboja, mas não vamos lá.